nada tudo festival
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Pode o ensino ser visto como uma prática artística? Pode uma escola ser um objecto artístico participativo? Pode pensar-se num método/programa fluído, impermanente? A escola vigente assenta numa ideia de sobrevivência. Buckminster Fuller afirmava no início da década de 70 que a humanidade gerava pela primeira vez um excedente. A abolição da escassez pelo engenho, conhecimento e tecnologia abriam assim a possibilidade de apaziguar uma luta civilizacional primordial. O ser humano já não teria que viver para a sua sobrevivência, produzindo desenfreadamente. A conquista da abundância permitiria que se operasse uma transformação na qual a sociedade não competiria mais entre si, ao invés—iria colaborar, partilhar e gerir/regenerar recursos. ESCOLA PROVISÓRIA PARA NADA pretende pensar a escola, não como instituição mas como fundação, princípio primordial para a acção, para uma visão do mundo, para um viver em conjunto, como construção social ampla.
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Pode o ensino ser visto como uma prática artística? Pode uma escola ser um objecto artístico participativo? Pode pensar-se num método/programa fluído, impermanente? A escola vigente assenta numa ideia de sobrevivência. Buckminster Fuller afirmava no início da década de 70 que a humanidade gerava pela primeira vez um excedente. A abolição da escassez pelo engenho, conhecimento e tecnologia abriam assim a possibilidade de apaziguar uma luta civilizacional primordial. O ser humano já não teria que viver para a sua sobrevivência, produzindo desenfreadamente. A conquista da abundância permitiria que se operasse uma transformação na qual a sociedade não competiria mais entre si, ao invés—iria colaborar, partilhar e gerir/regenerar recursos. ESCOLA PROVISÓRIA PARA NADA pretende pensar a escola, não como instituição mas como fundação, princípio primordial para a acção, para uma visão do mundo, para um viver em conjunto, como construção social ampla.